Eu ainda me lembro a primeira vez que experimentei o doce. Achava-o feio demais (e realmente, bonito ele não é), e sua textura, para o paladar de uma criança, não é das mais atrativas, e como se pode imaginar eu detestei!!!! Mas, com o passar do tempo, vendo sempre o doce em nossa mesa, pois era muito apreciado por todos, aprendi, aos poucos, a gostar; e hoje, bom hoje sou "louca" pelo doce.
Difícil hoje é encontrar o marmelo. Sempre nessa época do ano, encontrava-se facilmente, mas infelizmente, não sei por qual razão, o fruto desapareceu: quase uma raridade.
Doce de Arroz com Marmelo
Ingredientes:
250 grs de arroz
1 Kg de marmelo
1 Kg de pera dura
1 kg de pêssego amarelo duro
1 kg de açúcar
500 grs de queijo mineiro meia cura
Modo de Fazer:
Coloque o arroz para cozinhar em 1 litro de água em uma panela grande. Quando tiver amolecido coloque as frutas cortadas em pedaços grandes, sendo primeiro o marmelo, que é mais duro e demora mais a amolecer, em seguida a pera e por último o pêssego. Coloque mais um litro de água quente. Quando as frutas estiverem quase cozidas coloque o açúcar. Mexa para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e acrescente o queijo cortado em quadrados grandes e mexa para não grudarem uns nos outros O doce fica mole, mas depois de gelado ele fica consistente por causa da geléia das frutas. Você pode também acrescentar maçã azeda e abacaxi.
Se não encontrar o pêssego amarelo, você pode usar o pêssego em calda, mas neste caso, só coloque depois do doce pronto e frio.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário