O risoto é um prato típico italiano, onde se fritam levemente as cebolas com o arroz próprio (arbóreo) na manteiga, e gradualmente acrescenta-se caldo de carne e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não absorver mais o líquido.
A iguaria úmida e cremosa é apreciada em vários países do mundo.
Em italiano, o termo " risotto", é um diminutivo, que quer dizer arrozinho
Existem algumas histórias a respeito da origem da receita original do risoto. Eu prefiro a que conta que havia muito trabalho na construção de uma catedral. Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, tinha que fabricar algumas janelas para a catedral e isso lhe trouxe muitos estudantes para auxiliá-lo na tarefa. Um desses estudantes se destacava pela criatividade e habilidade em misturar as cores. Seu grande segredo era misturar açafrão quando o vidro estivesse pronto. Por essa razão, era sempre motivo de chacota, seu mestre dizia que ele a qualquer momento, por engano, colocaria açafrão em seu risoto. Após muitos anos, ouvindo de seu mestre as provocações, durante o casamento da filha de Valerio, o aluno subornou o cozinheiro para que colocasse açafrão no risoto a ser servido. Imaginem a surpresa dos convidados ao ver o risoto amarelo!!!
Daí surgiu o mais conhecido risoto: "risotto alla milanese"
Minha receita:
Ingredientes:
3 xícaras de arroz arbóreo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média ralada
1/2 copo de vinho branco seco
1/2 caixa de creme de leite
um bom queijo parmesão ralado (1 xícara)
1 litro de um bom caldo de carne
abobrinhas picadas em cubinhos
Modo de fazer:
Doure as cebolas na manteiga. Coloque o arroz arbóreo e frite-o por alguns instantes. Acrescente o vinho branco e deixe o álcool evaporar. Mexa sem parar. Vá adicionando o caldo de carne devagar. Mexendo sem parar. As abobrinhas devem ser adicionadas quando o arroz ainda não estiver macio, para cozinharem junto com o final do seu cozimento. É importante que as abobrinhas fiquem também "al dente", não muito macias. É como se dessem uma crocância ao risoto que é cremoso e úmido. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e acrescente o creme de leite e o queijo ralado.
Polvilhe o queijo ralado.
Sirva a seguir.
Todas as receitas são otimas, quanto as laranjas tem que aumentar a
ResponderExcluirprodução, antes da divulgação de novas receitas temos que provar..
abçs
Valto
Valto:
ExcluirAumentar a produção das laranjas é trabalho, que você como bom conhecedor no assunto, fica desde já a seu encargo. Quanto a experimentar novas receitas é só vir, pois é sempre muito agradável tê-lo aqui em nossa casa.