quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Orquídea "Vanda"

Amante e grande conhecedor de orquídeas, meu amigo e sogro, mantinha um pequeno espaço em sua casa para cultivá-las.
Lembro-me de que lá, passava incontáveis horas na lida com as amigas; contava-nos histórias incríveis de suas aventuras em busca de espécies diferentes.
Aprendi com ele muitas coisas sobre as orquídeas.
Tenho em meu jardim, em um ipê, uma espécie de vanda (vanda teres), que veio do orquidário dele.
A orquídea já está lá há alguns anos e nunca floresceu.
Durante toda uma noite tive um sonho com  meu sogro, já falecido. Na manhã seguinte, foi grande minha surpresa ao perceber flores em minha orquídea. Lindas, encantadoras. Com certeza os botões já estavam ali há dias, e eu não os havia percebido.
De alguma forma, de algum bom lugar, meu querido sogro, usou meu sonho para me alertar sobre as flores.






As orquídeas do genero Vanda são originárias da Ásia Oriental. Compreendem mais de 70 espécies  diferentes e uma quantidade enorme de híbridos, que podem derivar de cruzamentos com outras variedades da planta.
A quantidade de cores produzidas em suas flores e a diversidade de tamanho são suas principais características; tem também raízes aéreas, são epífitas, crescem sobre os troncos ou ramos das árvores; algumas podem crescer até 3 metros de altura.
É muito procurada por ter um número expressivo de floradas anual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário