domingo, 27 de novembro de 2011

Penne ao Molho Branco Simples


O molho é o grande segredo de toda massa. Existem inúmeras receitas de molhos para massas; umas requintadas, com ingredientes caros, exóticos e outras muito simples Essa receita é muito simples, e talvez por essa razão ela seja tão saborosa. Um bom vinho para acompanhar e pronto: tudo fica perfeito!!!




Ingredientes:
500 grs de macarrão tipo penne
1 lata de creme de leite
300 grs de bacon
azeitonas pretas
queijo parmezão ralado
manjericão fresco

Modo de fazer:
Pique o bacon em cubinhos pequenos. Frite-os em uma frigideira até ficarem bem sequinhos. Despreze   o óleo liberado pelo bacon. Acrescente o creme de leite (com o soro), um pires de queijo parmesão ralado e uma colher de manteiga. Misture bem até que o molho fique homogêneo. Retire do fogo. Coloque sobre a massa já cozida. Acrescente as azeitonas pretas picadas em rodelas e as folhas de manjericão. Polvilhe queijo parmezão ralado. Sirva bem quente.

dica: aqueça os pratos para que a massa se mantenha quente.



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

"Hibiscus"


Formam um grande gênero de cerca de 220 mil espécies.
Tenho em meu jardim alguns arbustos do "hibiscus". Gosto muito da sua flor. Agora estão todos bem floridos. Gosto em especial do branco; suas flores parecem terem sido colocadas uma a uma sobre os galhos, minuciosamente distribuídas. Muito delicadas, parecem feitas de papel.
Do "hibiscus sabdariffa" (rosella) faz-se chá, que vários estudos tem mostrado ser benéfico para saúde, pois é rico em cálcio, magnésio e ferro e tem também alto teor de vitamina C. O chá do "hibiscus" também ganhou recentemente uma fama adicional: a de emagrecedor. Isso porque, a exemplo do chá verde, ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva e diurética e ajuda a diminuir o colesterol ruim.
Eu já experimentei e o chá é delicioso, quanto a emagrecer, aprendi que milagres não existem, e que para bons resultados é preciso seguir uma dieta balanceada. Agora, quanto a flor para enfeitar o jardim, posso afirmar que vale a pena tê-la, ela é linda e encantadora!!!





domingo, 20 de novembro de 2011

Linguado ao Molho de Limão Siciliano

Já fiz algumas receitas muito boas com limão siciliano. Gosto muito do seu sabor, bem diferente do limão que usamos habitualmente para temperar pratos, bem mais suave e muito aromático. Fiz algumas receitas doces e outras salgadas, fiz até licor, o "limoncello", que ficou gostoso, mas é muito trabalhoso, demorado e difícil para acertar o ponto.
Essa receita de linguado experimentei em um bar de praia, bem simples, mas com um cardápio muito bem elaborado e com  pratos bem preparados e deliciosos. Pelo paladar fui tentando adivinhar o jeito de preparar e criei essa receita que ficou sensacional.



Ingredientes:
1 kg  de filé de linguado
1 litro de creme de leite fresco
2 limões sicilianos
sal e pimenta do reino
cogumelos shitake

Modo de fazer:
Tempere os filés de linguado com sal e pimenta do reino. Passe no trigo e frite até dourar. 
Coloque o suco dos limões em uma panela e deixe ferver até reduzir pela metade. Acrescente o creme de leite fresco e deixe reduzir.Quando o molho estiver bem incorporado ao suco do limão e com uma boa consistência  coloque uma colher de sopa de manteiga e mexa fora do fogo.
À parte, passe os cogumelos cortados em tirinhas na manteiga até que fiquem macios.
Coloque o molho sobre o peixe e por cima as tirinhas dos cogumelos.
Salpique por cima a casca do limão raladinha.
Sirva com arroz branco.



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pé de Café

Adoro café!
Maravilha sentir, no finalzinho da tarde, o cheirinho do café recém coado. Chega a me dar água na boca, só em pensar.

A planta do café é originária da Etiópia. Conta a história, que o café foi descoberto por um jovem pastor de cabras da cidade de Kaffa. Ele ficou intrigado com a vitalidade das cabras que comiam frutos e folhas de um arbusto. As cabras ficavam saltitantes e conseguiam percorrer grandes distâncias. O pastor então, quis experimentar dos frutos vermelhos e gostou do efeito estimulante que os frutos proporcionavam. Sentiu-se bem disposto, alegre e passou a mascar o café todos os dias. Logo a notícia rompeu fronteiras e hoje é uma das bebidas mais consumidas no mundo.

Ouvi dizer, nem sei mais onde foi, que ter um pé de café na entrada de casa, traz para seus moradores boa sorte e felicidade. A planta é linda, então, por que não????
Plantei, bem miudinha, e ela cresceu e agora está em sua  primeira "safra". As flores branquinhas tem um perfume suave; as folhas são bem verdes e brilhantes, parecem feitas de plástico; e os frutos, o café, ficam bem vermelhinhos, por enquanto, não menos graciosos, estão verdes.






domingo, 6 de novembro de 2011

Nhocão


Nhocão é um nhoque grande; grandão mesmo. Uma delícia!
Fiz dia 29 e não resisti fotografar para depois dividir a receita, que é de um caderno antigo da minha mãe. Há uma tradição, não sei a origem, de se comer o nhoque no dia 29 e colocar um dinheirinho embaixo do prato visando sorte.
Há alguns pratos que nos trazem lembranças. O Nhocão é um prato que me leva à infância, aos almoços de domingo preparados por minha mãe, quando nossa mesa ficava cheia e animada.





Ingredientes para dois rocamboles:
1/2 kg de batatas cozidas e espremidas
1 ovo inteiro
4 colheres (sopa)de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) (mais ou menos) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de manteiga
sal
Muçarela, frango desfiadinho e catupiry

Faça assim:
Misture todos os ingredientes. Divida a massa em duas partes. Umideça um guardanapo grande e coloque 1/2 da massa. Abra a massa com as mãos sobre o guardanapo.

Coloque o recheio de sua preferência: pode ser presunto e muçarela, frango com catupiry, carne moída.

Use o próprio guardanapo para enrolar o nhoque. E finalmente, enrole-o no guardanapo como se fosse uma bala; amarre as pontas com um pedaço de barbante.


Coloque por 10 minutos em água fervendo. Cubra com molho de tomates, polvilhe queijo e sirva a seguir.



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Íris Azul


É conhecida também por muitos outros nomes: íris da praia, íris, pseudo íris. Trata-se de uma planta rizomatosa que produz suas folhas em leque por entre as quais se destacam hastes eretas que sustentam graciosas flores. A íris azul, no paisagismo é muito utilizada em bordaduras. Planta muito rústica que não exige cuidados especiais.

Suas lindas flores, entretanto, são pouco duráveis; elas se abrem de manhã e duram somente um único dia, como se nos desafiassem, a observá-las o quanto antes.
Todas as flores são presentes de Deus; sentimos Sua presença na beleza, no perfume e nas cores.












terça-feira, 1 de novembro de 2011

Anéis de Cebola


Muitas pessoas não gostam de cebola. Mas segundo alguns estudiosos, ela traz benefícios importantes para nosso organismo: melhoram nossa atividade cardiovascular, tem poder anti-inflamatório, antitumoral e antiviral, fortalece o sistema imunológico e muitos outros. Mas, mesmo sabendo de todos esses benefícios, quem não gosta, não gosta mesmo, seja pelo sabor ou pelo  forte cheiro.
Fazendo-as fritinhas, empanadas em anéis, no entanto, convence alguns  antipatizantes da cebola a experimentar e aprovar.
Excelente tira gosto!



Para 4 pessoas
Ingredientes:

2 cebolas médias
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara (chá de leite)
sal, pimenta do reino, noz moscada
1 colher (chá) rasa de fermento em pó
óleo para fritar

Faça assim:
Corte as cebolas em rodelas não muito finas e deixe-as durante uns 10 minutos em água fria. Enquanto isso, misture a farinha com o leite, sal, noz moscada, pimenta e por último o fermento. Escorra as cebolas, seque-as em papel absorvente e, com um garfo, passe as rodelas pelo mingau e frite-as em óleo quente até dourar,
Escorra-as em papel e sirva a seguir.