terça-feira, 25 de outubro de 2011

"Cattleya intermédia"


A "cattleya" é um gênero de orquídeas de flores muito grandes e vistosas, muito popular. Acredito que seja o gênero mais cultivado dentre todas, e provavelmente é o gênero que vem à lembrança de qualquer pessoa quando se fala de orquídeas.
Sua característica mais marcante é ser muito variável; tanto que há dificuldade em se descobrir se pertencem a esta ou aquela espécie.


Essa é uma "cattleya intermédia", uma espécie nativa dos estados do sul do Brasil, mas há ocorrência também no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo. Tem esse nome porque suas flores tem um tamanho intermediário entre as "cattleyas".
As variedades podem ser classificadas pela forma e pelo colorido.

Tenho em meu jardim muitas mudas de flores, vasos e plantas que trouxe da casa de meu pai. Gosto de andar pelo seu "quintal" que é enorme, e descobrir variedades que não tenho.
Encontrei em um desses meus passeios um vasinho de orquídea, esquecido em um canto. Bem maltratada a pobre orquídea parecia já morta. (isso nas orquídeas é comum, às vezes, quando maltratadas, parecem estar mortas, mas só  um pouco de cuidado e elas reagem, assustadoramente).


Eu a trouxe comigo. Tirei-a do vaso e a instalei bem acomodada à arvore; removi raízes e folhas secas, adubei e com paciência esperei sua retribuição.
Foi há pouco mais de um ano....




Nenhum comentário:

Postar um comentário